Postdoctorado: La educación superior privada en América Latina en la Universidad de Campinas (Brasil)
A continuación detallo en informe del Prof. Demerval Saviani sobre el trabajo, ya hace varios meses y que fue la base para que la Universidad me diera el certificado de postdoctorado.
Assunto: RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE PÓS-DOUTORAMENTO
Pesquisador: CLAUDIO RAMA
Título do Relatório: LA NUEVA FASE DE LA EDUCACIÓN PRIVADA UNIVERSITÁRIA EN AMÉRICA LATINA: DIFERENCIACIÓN, CONCENTRACIÓN, CALIDAD, MERCANTILIZACIÓN E INTERNACIONALIZACIÓN.
Interessados: DEFHE e CPG-FE-UNICAMP
PARECER
Versa o presente parecer sobre o relatório final do estágio de pós-doutorado realizado pelo Prof. Dr. Claudio Rama no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-Unicamp junto ao Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe) e ao Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr).
O projeto de pesquisa aprovado para a realização do estágio, denominado “La educación superior privada (ESP) en América Latina: entre la política, el mercado y la calidad”, tinha em mira dois amplos objetivos:
Em primeiro lugar se propôs a analisar a educação superior privada na América Latina tendo em vista compreender e desvelar suas novas características, enunciar e verificar hipóteses interpretativas e inclusive permitir formular novas orientações de política pública para os diversos atores acadêmicos e sociais no novo contexto político latino-americano e no cenário de restrições econômicas decorrentes da crise financeira.
Em segundo lugar, a partir desse olhar latino-americano sobre as novas características, problemas e tendências da educação, buscava comparar as realizações das instituições privadas de ensino dos vários países procurando detectar o grau em que conseguiram atender com qualidade às demandas de formação de capital humano indispensável para o desenvolvimento sustentável dos respectivos países, considerando o pressuposto de que apenas a educação pública, tal como está estruturada, não conseguiria atender as referidas demandas.
O desenvolvimento da pesquisa no que se refere aos conteúdos trabalhados guiou-se pelas dimensões institucional, acadêmica, econômica, social, política e internacional.
Concluída a investigação, o autor apresenta o relatório final cujo texto, após uma breve introdução, descreve, na primeira parte, o contexto da educação superior privada na América Latina abordando as mudanças na economia; as causas e a gênese da expansão da educação superior privada; as diversas universidades privadas; e as características da educação superior privada. Na segunda parte analisa as dinâmicas nacionais da educação privada na América Latina, contemplando 17 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A terceira parte compõe o novo cenário da educação superior privada na América Latina considerando as regulações públicas e a educação superior privada; o decréscimo relativo da educação superior privada; os crescentes níveis de qualidade da educação privada; novos mecanismos competitivos da educação superior privada; diferenciação do setor privado e dinamismo dos distintos mercados universitários; e tendências da educação superior privada. De posse dos vários elementos obtidos no curso da investigação, o autor apresenta as principais conclusões caracterizando a nova fase e dispondo os elementos próprios do novo cenário da educação superior privada na América Latina.
Examinando-se o conjunto do relatório é possível constatar a densidade da pesquisa realizada que excedeu, em muito, o que seria de se esperar para um período de apenas um ano. O texto forma um todo, tem uma estrutura coerente e fornece aos leitores uma ideia razoavelmente clara da dinâmica da educação superior privada nos países da América Latina. Cabe destacar o empenho em mostrar as características da educação superior privada identificando o que é comum aos diferentes países, sem deixar de distinguir as particularidades próprias de cada um e estabelecendo as devidas comparações entre os países ou grupos de países. Tudo isso mantendo sempre o contraponto com a educação superior pública já que a educação superior privada é uma variável dependente da universidade estatal e de suas relações com o governo.
À vista do exposto, entendo que o texto apresentado preenche inteiramente as exigências previstas para o relatório final do estágio pós-doutoral. Manifesto-me, pois, favoravelmente à sua aprovação pelo Departamento de Filosofia e História da Educação e pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Campinas, 5 de junho de 2010.
Dermeval Saviani.
Supervisor do estágio.
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